O Climatizador sozinho ajuda a melhorar a qualidade do ar?
No momento que o Brasil está passando por uma crise climática principalmente relacionada a seca e a incêndios, nos perguntamos quais os tipos de equipamentos que podem nos trazer um pouco mais de conforto ao nosso ambiente de trabalho e principalmente ao nosso lar. Dentre as opções disponíveis no mercado, a mais versátil para esse tipo de situação pouco comum é o climatizador. Ele é um equipamento super versátil que tem aplicações em diversos segmentos. Ele pode climatizar ambiente e ajudar a amenizar a qualidade do ar durante incêndios, mas com algumas limitações.
Alguns climatizadores até possuem filtros que podem capturar partículas maiores, como poeira e fuligem. No entanto, a filtragem não é tão eficiente quanto a de um purificador de ar. Apesar de melhorar um pouco a sensação em ambientes com fumaça ao aumentar a umidade, ele sozinho não é a solução ideal nesse caso. Para uma remoção mais eficaz das partículas de fumaça, um purificador de ar com filtro HEPA e carvão ativado deve ser utilizado.
O climatizador então pode ser usado em conjunto com um purificador de ar, complementando o trabalho, melhorando a temperatura e umidade do ambiente.
Para amenizar o calor e aumentar a umidade, o climatizador de ar resfria o ambiente enquanto adiciona umidade ao ar. Ele utiliza água para resfriar e umidificar o ar. O equipamento possui um reservatório de água que, quando ligado, passa o ar por um filtro umedecido, reduzindo a temperatura e aumentando a umidade do ambiente.
Ele aumenta a umidade, o que é ótimo para regiões secas. Tem um consumo de energia reduzido em comparação com o ar-condicionado, o que traz um equilíbrio entre resfriamento e umidificação com baixo consumo de energia.
Portanto, para situações em que a qualidade do ar esteja muito ruim, utilize o climatizador de ar em conjunto com um purificador e tenha um ambiente mais confortável para passar bons momentos com aqueles que você mais ama.